quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passeio com os alunos pelo Museu Histórico e Geográfico, lixão e açude de bodocongó de Campina Grande

Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande

O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande teve sua construção iniciada em 1812  e inauguração em 1814, no largo da Matriz (atual Avenida Floriano Peixoto). A princípio, o prédio foi construído como a primeira cadeia de Campina Grande, 24 anos depois de esta se tornar Vila, a Vila Nova da Rainha. Durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como a "Casa da Câmara" (atual Câmara Municipal).
Em 13 de janeiro de 1896, foi inaugurada a Estação Telegráfica inicialmente denominada "Estação Telefônica". A frase "Telegrapho Nacional" ainda hoje se encontra estampada no topo do prédio. Foi em janeiro de 1983, durante gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio foi utilizado para sediar o museu histórico. O acervo do museu dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.















O LIXÃO de Campina Grande 
O lixão, abrange uma área de 3 hectares, está inserido em um terreno bastante irregular, de difícil acesso, recebe o lixo domiciliar de todos os bairros de campina Grande-PB, bem como o lixo hospitalar. Na área física do lixão, foi verificada a existência de um posto fiscal, de uma cooperativa e de comércio. De acordo com as informações da cooperativa e com as observações realizadas, existem em média 150 trabalhadores precoces, destes 83% não frequentam a escola, 50% recebem a bolsa do PETI.>>>
Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_2787.html


 Açude de Bodocongó
             O Açude de Bodocongó foi originalmente criado por conta da escassez de água na região, uma vez que o Açude Novo e o Açude Velho, localizados no centro da cidade, já não estavam suprindo as necessidades da população. Além do mais, o Açude de Bodocongó fica muito distante dos Açudes mencionados acima, podendo abastecer gente que morava muito longe do centro da cidade.
            Para sua criação, a prefeitura trouxe da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) um engenheiro que instalou no antigo sítio Ramada o novo açude. Em 1915 se dá o início de sua contrução, que teve término no dia 15 de janeiro de 1917, sendo entregue à população em 11 de fevereiro do mesmo ano.