terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividade - Multiplicação, Divisão e Potenciação em N

A atividade desta postagem traz alguns exercícios e desafios sobre multiplicação, divisão e potenciação de números naturais, que serão discutidos com o auxílio dos laptops educacionais do Projeto UCA (ukinhas) em sala de aula, economizando papel e tinta, além de contribuir com o meio ambiente.

Nos links a seguir você poderá visualizar ou baixar a atividade no seu computador:


Clique nas imagens seguintes para ampliá-las







Problemas Envolvendo Multiplicação



1. Durante as férias escolares, Paulinha viajou para Porto Seguro, onde tirou muitas fotos com sua máquina digital.
Na volta ela resolveu revelar as fotos de sua incrível viagem. Paulinha colocou 12 fotos em cada página do álbum. O álbum com 45 páginas ficou completamente cheio. Quantas fotos Paulinha colocou no álbum?

A operação a ser feita é a multiplicação. Veja:
Paulinha colocou 540 figurinhas no álbum.



2. Em uma caixa existem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 caixas?


3. Uma sala teatral será construída em uma escola para as apresentações de final de ano. A sala possuirá 15 filas de poltronas e cada fila contará com 32 poltronas. Quantas pessoas poderão ser convidadas para a festa de final de ano, no intuito de que todas permaneçam sentadas?



4. Na escola de Laís existem 22 salas de aula e em cada uma existem 25 cadeiras. Quantas cadeiras existem na escola de Laís?






Fonte
http://www.escolakids.com

domingo, 4 de maio de 2014

Jogo da antecipação

Neste divertido jogo você é desafiado(a) a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição. 


Instruções do jogo: 

Escolha os tipos de operações: Adição e subtração ou multiplicação e divisão. Depois, selecione se você vai jogar no nível fácil ou difícil. A cada rodada são apresentadas DEZ questões, com intervalos diferentes para você escolher o correto. Bom jogo!

Click na figura abaixo

Jogo da antecipação
Jogo da antecipação

Fonte: Educarparacrescer

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Problemas envolvendo Adição e subtração com números naturais


Pessoal, segue uma sequência de probleminhas envolvendo a Adição e Subtração de números naturais.


Esta atividade será desenvolvida com uso dos "ukinhas" em sala de aula. Por tanto, clique em ATIVIDADE ONLINE e faça o que se pede.


ATIVIDADE
  1. A professora de língua Portuguesa indicou aos alunos do 6º ano os livros que eles deverão ler no primeiro bimestre do ano letivo, o primeiro tem 87 páginas e o segundo têm 123 páginas. Nesses dois livros, quantas páginas, ao todo, os alunos vão ler? 
  2. Uma empresa tem 1087 pessoas trabalhando na sua fábrica e 462 pessoas trabalhando no seu escritório. Quantas pessoas trabalham, ao todo, nessa empresa?
  3. Em uma escola, o início das aulas é às 13h:00min. Como cada aula tem 45 minutos de duração, a que horas termina a segunda aula?    
  4.  A eleição para prefeito de uma cidade apresentou o seguinte resultado: candidato vencedor obteve 109698 votos o perdedor 56275 votos. Entre brancos e nulos, houve 23746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição?
  5. Durante o ano de 2011, uma equipe de futebol venceu 49 partidas, empatou 18 partidas e perdeu 5 partidas. Quantas partidas essa equipe disputou durante o ano de 2011? 
  6. Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos? 
  7. Dona Maria comprou um aparelho de som por 719 reais e as caixas de som por 96 reais. Tendo pago 17 reais pela instalação, qual a quantia que ela gastou ? 
  8. O estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, tem capacidade para 40.000 pessoas. É também na cidade de São Paulo que se encontra o estádio do Morumbi que tem capacidade para 138.000 pessoas.
    Para se ter uma ideia do tamanho do Morumbi, se colocarmos nele 40.000 pessoas ainda sobrarão muitos lugares. Quanto sobrarão? 
  9. Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?  
  10. Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?
  11. À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros? 
  12.  O professor de Davi pediu que ele efetuasse a seguinte subtração: 782 – 495. Mas , ao copiar a conta no caderno, Davi se enganou e no lugar do 8 escreveu o algarismo 6. Com a troca de algarismos:    
       a)      O minuendo aumentou ou diminuiu ? Em quanto?
       b)      A diferença aumentou ou diminuiu? Em quanto?
       c)       Se Davi tivesse copiado a conta correta , a diferença aumentaria ou diminuiria? Em quanto?

13. Use uma equivalência para determinar o valor do número natural n nas seguintes subtrações: 
      a)      n – 57 = 198 
      b)      n – 509 = 800 
      c)       n – 785 = 1225


Atividade de Adição e Subtração de números naturais

De posse dos "ukinhas" responda a atividade disponível no link a seguir e efetue os cálculos em uma folha de papel que será entregue ao professor em sala de aula.