quinta-feira, 26 de abril de 2012

JOGOS EM SALA DE AULA - 7º ano D

As aulas de matemática, ao longo da semana, provocam nos alunos uma necessidade de algo diferente. Pensando nisso, utilizamos a última aula da sexta-feira para um momento de interação e raciocínio lógico através de jogos, tais como: Xadrez, Damas, Ludo, Dominó, Torre de Hanói, etc.

Confiram, através de algumas imagens do 7º ano D (Tarde)

terça-feira, 24 de abril de 2012

As três Garotas - TRAVESSIA


O jogo “As três Garotas” exige que você use um pouco do seu raciocínio para ajudar três garotas e seus respectivos pais a atravessarem o rio, sabendo que:
1º O barco só transporta duas pessoas;
2º As meninas podem remar e ficar sozinhas, porém não podem ficar junto de algum pai estranho.

Instruções

Jogar: Utilize o mouse.
Para mover o barco clique em Go
Clique na figura para jogar

quinta-feira, 29 de março de 2012

34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBM - 2012


A EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO está inscrita na 34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBM - 2012.

Clique na figura abaixo e acesse o site para maiores informações


NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO

• Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
• Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

• Nível 3: alunos do ensino médio.
• Nível Universitário: alunos de graduação de qualquer curso e qualquer período.

CALENDÁRIO 34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: 

NÍVEIS 1, 2 e 3
• Primeira Fase: sábado, 16 de junho de 2012
• Segunda Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Terceira Fase: sábado, 27 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 28 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova). 

NÍVEL UNIVERSITÁRIO
• Primeira Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Segunda Fase: sábado 27 e domingo 28 de outubro de 2012 

Como transformar uma dízima periódica em fração

  Transformar uma dízima periódica em fração é a mesma coisa que encontrar a fração geratriz...

A representação da fração 3/8 em números decimais é 0,375, assim como a representação decimal da fração 1/5 é 0,2.

 Você pode utilizar esta calculadora não só para obter a fração geratriz das dízimas que você desejar, como também para aprender como obtê-las.

Informe na caixa de texto abaixo, a dízima periódica cuja fração geratriz você deseja obter.

Não informe a parte inteira, nem a vírgula, nem a reticências. Informe apenas as casas decimais.

Para obter a geratriz da dízima 0,221122112..., por exemplo, informe apenas 221122112.

Note que você deve repetir ao menos uma vez a parte que se repete indefinidamente.

terça-feira, 27 de março de 2012

Corrida das 4 operações

Clique na imagem abaixo e corra, para isso tem que ser muito bom de tabuada... aproveite!!!

Temos aqui mais um jogo que desafia sua capacidade de fazer cálculos rapidamente. O objetivo é responder de forma ágil cada uma das expressões propostas na tela. Dessa forma, quanto mais acertos mais rápido seu avatar caminhará para vitória; caso contrário, sua velocidade reduzirá e, como consequência, ficará para trás dos concorrentes. É um ótimo exercício de raciocínio rápido e de tabuada, tente!

Simetria com bolinhas

Posicione as bolinhas de modo a criar um desenho simétrico. Todas as bolinhas devem ser posicionadas.

Observem na imagem abaixo que foram feitos dois desenhos simétricos e faltam quatro bolinhas para o terceiro!

Clique na figura abaixo...

Decomponha o número informado em fatores primos

Você pode utilizar a calculadora a abaixo tanto para aprender e treinar o mecanismo da fatoração, quanto para conferir exercícios ou realizar os cálculos de forma mais rápida.
Basta que você informe o número a fatorar, para que o sistema realize os procedimentos passo a passo.

É só clicar na figura...

terça-feira, 20 de março de 2012

8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP - 2012


Todos os alunos da EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO estão inscritos na 8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP - 2012.

Clique na figura abaixo e acesse o site para maiores informações

Ou clique nos ítens abaixo:    
                                       
 

SIMETRIA

A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos.
                                                   




Clique na imagem escura abaixo, construa figuras e veja suas simetrias

 
 

terça-feira, 13 de março de 2012

1ª Lista de Exercícios - 8º ano - Números Reais

O que você entendeu nesta charge?

O conjunto dos números reais \mathbb{R}\, é uma expansão do conjunto dos números racionais que engloba não só os inteiros e os fracionários, positivos e negativos, mas também todos os números irracionais



 

Resolvam a lista de exercícios em anexo e me entreguem no dia da avaliação, 20 de março!

Uma boa sorte a todo(a)s


Qualquer dúvida deixem um comentário ou entre em contato com minhas outras redes sociais!


Abraçoss!




Para baixar a lista de exercícios, clique no link abaixo:
1ª Lista de Exercícios - 8º ano - Números Reais



Odeio decorebas, mas alguns alunos acabam nos cobrando isso!


sábado, 10 de março de 2012

Jogos matemáticos na sexta-feira




Depois de uma semana de muitos estudos...





...resolvemos fazer diferente a sexta-feira (02.03.12) do 7º ano C, ao invés da matemática pura e desgastante (vista ao longo da semana) trouxemos jogos para a sala de aula com o intuito de exercitar o raciocínio dos alunos sem esforços nem caras feias... kkkkkkkkkk

Vejam algumas fotos:

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRUQUE MATEMÁTICO

Aprenda a  fazer uma mágica bem simples utilizando apenas números



O truque

Neste truque, o "mágico" pede que alguém de sua "plateia" escolha um número inteiro de 1 até 31 e não conte para ninguém. Depois, o mágico mostra, um após o outro, cinco cartões contendo vários números. A cada cartão que é exibido, o participante deve dizer se o número que ele pensou está ou não no cartão.
Quando todos os cartões tiverem sido mostrados, o mágico é capaz de adivinhar qual foi o número pensado.

Como é que se faz?

Primeiramente, você irá precisar das cinco tabelas repletas de números que serão mostradas aos participantes. Abaixo é mostrado o conteúdo de cada uma delas:






Depois de construir as tabelas, você já é capaz de fazer o truque, e aprender como é ser um mágico. Funciona assim:
  • Você pede para alguém pensar em um número;
  • A pessoa deve dizer se o número está na primeira tabela
  • Se estiver, memorize o número 1 (o primeiro que está na tabela);
  • Se não, memorize o número 0 e passe para o próximo cartão;
  • O participante precisa dizer se o número aparece na segunda tabela;
  • Se estiver, some ao número que você está memorizando 2 unidades (pois 2 é o  primeiro número da segunda tabela)
  • Se não, apenas vá para a próxima tabela;
  • Novamente o participante diz se o número está ou não na terceira tabela;
  • Se estiver, some 4 ao valor que você têm memorizado; (esse é o  primeiro número da terceira tabela)
  • Se não, passe para o próximo cartão;
  • Outra vez, peça que seja indicado se o número está ou não na tabela;
  • Em caso afirmativo, some 8 ao número que você está memorizando; (esse é o  primeiro número da quarta tabela)
  • Caso contrário, ignore e passe para o seguinte;
  • Finalmente, peça que seja informado se o número está no último quadro;
  • Se estiver, some 16; (o  primeiro número da última tabela)
  • Se não, ignore;
O resultado da soma que você, senhor mágico, esteve fazendo mentalmente, será justamente o número que o participante pensou.
Gostou?
Continue treinando e você poderá ser capaz de fazer com duas pessoas ao mesmo tempo, e causar um espanto ainda maior!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Labirinto da tabuada

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.  



Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sólidos Platônicos


Se envolva na magia da matemática...

Ao que se sabe o primeiro contato de Platão com os sólidos, poliedros regulares, terá sido provocado por Arquitas, em Itália. Para Platão, o Universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência




Platão concebia o mundo como sendo constituído por quatro elementos básicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a Água, e estabelecia uma associação mística entre estes e os sólidos. Na matéria havia porções limitadas por triângulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si pela natureza da forma das suas superfícies periféricas. Se forem quadradas temos o cubo, ao qual Platão fazia corresponder a Terra. No caso de serem triângulos, formando um tetraedro, associa-se ao Fogo, cuja natureza penetrante está simbolizada na agudeza dos seus vértices. O octaedro foi associado ao Ar e o icosaedro à Água. O quinto sólido, o dodecaedro, foi considerado por Platão como o símbolo do Universo.



Embora designados como sólidos platónicos (apesar de alguns autores os designarem por Corpos Cósmicos), Proclus atribui a construção destes poliedros a Pitágoras, supondo-se que é também a este que se deve o teorema: "Há somente cinco poliedros regulares".

 


O TETRAEDRO
Tetrahedron.gif
O tetraedro é um poliedro composto por 4 faces triangulares
Tetrahedron flat.svg
Um tetraedro contém 4 vértices e 6 arestas


O CUBO

Hexahedron.gif
O cubo é um poliedro composto por 6 faces quadradas
Hexahedron flat.svg
Um cubo contém 8 vértices e 12 arestas


O OCTAEDRO

Octahedron.gif
O octaedro é um poliedro composto por 8 faces triangulares
Octahedron flat.svg
Um octaedro contém 6 vértices e 12 arestas


O DODECAEDRO

Dodecahedron.gif
O dodecaedro é composto por 12 faces pentagonais
Dodecahedron flat.svg
Um dodecaedro contém 20 vértices e 30 arestas


O ICOSAEDRO

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O icosaedro é composto por 20 faces triangulares
Icosahedron flat.svg
Um icosaedro contém 12 vértices e 30 arestas



Poliedros Platônicos

Os poliedros platônicos são: o tetraedro, o cubo, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro (todos com todas as faces iguais)