As aulas de matemática, ao longo da semana, provocam nos alunos uma necessidade de algo diferente. Pensando nisso, utilizamos a última aula da sexta-feira para um momento de interação e raciocínio lógico através de jogos, tais como: Xadrez, Damas, Ludo, Dominó, Torre de Hanói, etc.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
As três Garotas - TRAVESSIA
O jogo “As três Garotas” exige que você use um pouco do seu raciocínio para ajudar três garotas e seus respectivos pais a atravessarem o rio, sabendo que:
1º O barco só transporta duas pessoas;
2º As meninas podem remar e ficar sozinhas, porém não podem ficar junto de algum pai estranho.
2º As meninas podem remar e ficar sozinhas, porém não podem ficar junto de algum pai estranho.
Instruções
Jogar: Utilize o mouse.
Para mover o barco clique em Go
Clique na figura para jogar
quinta-feira, 29 de março de 2012
34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBM - 2012
A EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO está inscrita na 34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBM - 2012.
NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO
• Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
• Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
• Nível 3: alunos do ensino médio.
• Nível Universitário: alunos de graduação de qualquer curso e qualquer período.
• Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
• Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
• Nível 3: alunos do ensino médio.
• Nível Universitário: alunos de graduação de qualquer curso e qualquer período.
CALENDÁRIO 34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA:
NÍVEIS 1, 2 e 3
• Primeira Fase: sábado, 16 de junho de 2012
• Segunda Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Terceira Fase: sábado, 27 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 28 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova).
NÍVEL UNIVERSITÁRIO
• Primeira Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Segunda Fase: sábado 27 e domingo 28 de outubro de 2012
Como transformar uma dízima periódica em fração
Transformar uma dízima periódica em fração é a mesma coisa que encontrar a fração geratriz...
A representação da fração 3/8 em números decimais é 0,375, assim como a representação decimal da fração 1/5 é 0,2.
Você pode utilizar esta calculadora não só para obter a fração geratriz
das dízimas que você desejar, como também para aprender como obtê-las.
Informe na caixa de texto abaixo, a dízima periódica cuja fração geratriz você deseja obter.
Não informe a parte inteira, nem a vírgula, nem a reticências. Informe apenas as casas decimais.
Para obter a geratriz da dízima 0,221122112..., por exemplo, informe apenas 221122112.
Note que você deve repetir ao menos uma vez a parte que se repete indefinidamente.
terça-feira, 27 de março de 2012
Corrida das 4 operações
Clique na imagem abaixo e corra, para isso tem que ser muito bom de tabuada... aproveite!!!
Temos aqui mais um jogo que desafia sua capacidade de fazer cálculos rapidamente. O objetivo é responder de forma ágil cada uma das expressões propostas na tela. Dessa forma, quanto mais acertos mais rápido seu avatar caminhará para vitória; caso contrário, sua velocidade reduzirá e, como consequência, ficará para trás dos concorrentes. É um ótimo exercício de raciocínio rápido e de tabuada, tente!
Simetria com bolinhas
Posicione as bolinhas de modo a criar um desenho simétrico. Todas as bolinhas devem ser posicionadas.
Clique na figura abaixo...
Decomponha o número informado em fatores primos
Basta que você informe o número a fatorar, para que o sistema realize os procedimentos passo a passo.
É só clicar na figura...
terça-feira, 20 de março de 2012
8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP - 2012
Todos os alunos da EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO estão inscritos na 8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP - 2012.
Ou clique nos ítens abaixo:
SIMETRIA
A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos.
Clique na imagem escura abaixo, construa figuras e veja suas simetrias
terça-feira, 13 de março de 2012
1ª Lista de Exercícios - 8º ano - Números Reais
O que você entendeu nesta charge? |
O conjunto dos números reais
é uma expansão do conjunto dos números racionais que engloba não só os inteiros e os fracionários, positivos e negativos, mas também todos os números irracionais.
Resolvam a lista de exercícios em anexo e me entreguem no dia da avaliação, 20 de março!
Uma boa sorte a todo(a)s
Qualquer dúvida deixem um comentário ou entre em contato com minhas outras redes sociais!
Abraçoss!
Para baixar a lista de exercícios, clique no link abaixo:
1ª Lista de Exercícios - 8º ano - Números Reais
![]() |
Odeio decorebas, mas alguns alunos acabam nos cobrando isso! |
sábado, 10 de março de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
TRUQUE MATEMÁTICO
Aprenda a fazer uma mágica bem simples utilizando apenas números
O truque
Neste truque, o "mágico" pede que alguém de sua "plateia" escolha um número inteiro de 1 até 31 e não conte para ninguém. Depois, o mágico mostra, um após o outro, cinco cartões contendo vários números. A cada cartão que é exibido, o participante deve dizer se o número que ele pensou está ou não no cartão.
Quando todos os cartões tiverem sido mostrados, o mágico é capaz de adivinhar qual foi o número pensado.
Como é que se faz?
Primeiramente, você irá precisar das cinco tabelas repletas de números que serão mostradas aos participantes. Abaixo é mostrado o conteúdo de cada uma delas:
Depois de construir as tabelas, você já é capaz de fazer o truque, e aprender como é ser um mágico. Funciona assim:
- Você pede para alguém pensar em um número;
- A pessoa deve dizer se o número está na primeira tabela
- Se estiver, memorize o número 1 (o primeiro que está na tabela);
- Se não, memorize o número 0 e passe para o próximo cartão;
- O participante precisa dizer se o número aparece na segunda tabela;
- Se estiver, some ao número que você está memorizando 2 unidades (pois 2 é o primeiro número da segunda tabela)
- Se não, apenas vá para a próxima tabela;
- Novamente o participante diz se o número está ou não na terceira tabela;
- Se estiver, some 4 ao valor que você têm memorizado; (esse é o primeiro número da terceira tabela)
- Se não, passe para o próximo cartão;
- Outra vez, peça que seja indicado se o número está ou não na tabela;
- Em caso afirmativo, some 8 ao número que você está memorizando; (esse é o primeiro número da quarta tabela)
- Caso contrário, ignore e passe para o seguinte;
- Finalmente, peça que seja informado se o número está no último quadro;
- Se estiver, some 16; (o primeiro número da última tabela)
- Se não, ignore;
O resultado da soma que você, senhor mágico, esteve fazendo mentalmente, será justamente o número que o participante pensou.
Gostou?
Continue treinando e você poderá ser capaz de fazer com duas pessoas ao mesmo tempo, e causar um espanto ainda maior!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Labirinto da tabuada
Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.
Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Sólidos Platônicos
Se envolva na magia da matemática...
Ao que se sabe o primeiro contato de Platão com os sólidos, poliedros
regulares, terá sido provocado por Arquitas, em Itália. Para Platão, o Universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência.
Platão concebia o mundo como sendo constituído por quatro elementos
básicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a Água, e estabelecia uma associação
mística entre estes e os sólidos. Na matéria havia porções limitadas por
triângulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si
pela natureza da forma das suas superfícies periféricas. Se forem
quadradas temos o cubo, ao qual Platão fazia corresponder a Terra. No
caso de serem triângulos, formando um tetraedro, associa-se ao Fogo,
cuja natureza penetrante está simbolizada na agudeza dos seus vértices. O
octaedro foi associado ao Ar e o icosaedro à Água. O quinto sólido, o
dodecaedro, foi considerado por Platão como o símbolo do Universo.
Embora designados como sólidos platónicos (apesar de alguns autores os designarem por Corpos Cósmicos),
Proclus atribui a construção destes poliedros a Pitágoras, supondo-se
que é também a este que se deve o teorema: "Há somente cinco poliedros
regulares".
O TETRAEDRO
O tetraedro é um poliedro composto por 4 faces triangulares
Um tetraedro contém 4 vértices e 6 arestas
O CUBO
O cubo é um poliedro composto por 6 faces quadradas
Um cubo contém 8 vértices e 12 arestas
O OCTAEDRO
O octaedro é um poliedro composto por 8 faces triangulares
Um octaedro contém 6 vértices e 12 arestas
O DODECAEDRO
Assinar:
Postagens (Atom)