Foto: Professora Lana
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terça-feira, 21 de agosto de 2012
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Filme: FILHOS DO PARAÍSO
Sinopse
Elaborei esta postagem para que os alunos dos 6º A e 7º A possam acessá-la, através dos Netbook’s educacionais do programa UCA. Foi feita uma breve discussão com a turma focando alguns tópicos abordados durante o filme, tais como:
Em seguida, foram feitas suas produções textuais (comentários críticos) para serem publicados aqui.
Obs.: Meus agradecimentos ao Professor Jorismar (Geografia) pela colaboração em seus comentários.
Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali acaba treinando, meio sem querer, para uma corrida que será realizada, pois precisa de um dos prêmios que é um par de sapatos novos para a irmã.
Ficha Técnica
Título Original: Bacheha-Ye aseman
Gênero: Drama
Tempo de Duração: Aprox. 90 minutos
Ano de Lançamento (Irã): 1997
Estúdio: The Institute for the Intellectual Development of Children & Young Adults
Distribuição: Buena Vista International / Miramax Films
Direção: Majid Majidi
Roteiro: Majid Majidi
Produção: Amir Esfandiari e Mohammad Esfandiari
Direção de Fotografia: Parviz Malekzaade
Edição: Hassan Hassandust
Título Original: Bacheha-Ye aseman
Gênero: Drama
Tempo de Duração: Aprox. 90 minutos
Ano de Lançamento (Irã): 1997
Estúdio: The Institute for the Intellectual Development of Children & Young Adults
Distribuição: Buena Vista International / Miramax Films
Direção: Majid Majidi
Roteiro: Majid Majidi
Produção: Amir Esfandiari e Mohammad Esfandiari
Direção de Fotografia: Parviz Malekzaade
Edição: Hassan Hassandust
Elaborei esta postagem para que os alunos dos 6º A e 7º A possam acessá-la, através dos Netbook’s educacionais do programa UCA. Foi feita uma breve discussão com a turma focando alguns tópicos abordados durante o filme, tais como:
- As crianças têm problemas suficientes ou são
irresponsáveis?
- A infância longe da tecnologia, dos brinquedos e
super-heróis americanos e japoneses;
- As confidencias de irmãos;
- A influencia dos estudos;
- O medo de Ali contar ao pai sobre o sumiço do tênis da
Irmã;
- A falta de diálogo entre os pais e os filhos sobre a vida
escolar;
- A língua (Farsi);
- A cultura Iraniana (o chá, o pão, a casa);
- A economia (trabalho, moeda);
- água
- O respeito aos idosos;
Em seguida, foram feitas suas produções textuais (comentários críticos) para serem publicados aqui.
Obs.: Meus agradecimentos ao Professor Jorismar (Geografia) pela colaboração em seus comentários.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Problema de Lógica: Amigas na Escola
Problema de Lógica "Amigas na Escola"
Nesse problema, cinco amigas estão sentadas uma ao lado
da outra na escola. Cada uma delas prefere tomar um suco, quer viajar
pra uma cidade e tem uma matéria favorita. Além disso, possuem uma
mochila de cor diferente e gostam de um animal cada uma.
A partir das dicas, qual é a menina que tem gatos como animal de estimação?
Descubra qual a matéria preferida, o animal de estimação, o suco que
mais gostam, a cor da mochila e a cidade brasileira que as 5 amigas
pretendem visitar nas próximas férias.
Clique aqui e resolva esse problema online
Dicas
- Joana gosta de suco de Abacaxi.
- A menina que tem Hamsters gosta de estudar Artes.
- O suco favorito de Ana é de Limão
- Jéssica está a esquerda da Renata.
- Pati é a primeira da esquerda.
- A menina da direita gosta de estudar Artes.
- Quem toma suco de Laranja gosta de Cavalos
- A pessoa que gosta de suco de Limão está no meio.
- A mochila da Jéssica é Verde.
- A menina à esquerda da do meio viajará Florianópolis.
- Quem quer viajar pra Recife tem a mochila Amarela.
- A menina que gosta do suco de Abacaxi senta ao lado da que viajará para Fernando de Noronha.
- A dona da mochila Vermelha vai viajar para Fernando de Noronha.
- A primeira da esquerda usa uma mochila Amarela.
- A menina da mochila Azul tem Cachorros.
- Quem gosta de Biologia senta ao lado da menina que tem Hamsters.
- A garota que senta à direita de quem gosta de História prefere Matemática.
- Quem gosta de suco de Laranja senta ao lado de quem gosta de suco de Maracujá.
- Viajará para o Rio de Janeiro a menina que tem a mochila Preta.
- A garota que gosta de suco de Morango tem Pássaros como animal de estimação.
- A menina que gosta de Biologia senta ao lado da que gosta de Português.
- Jéssica viajará para Salvador nas férias.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Problema de lógica: Teste de QI de Einstein
Mostre que você é capaz, assim como eu, e resolva esse teste usando lápis e papel ou online através do link abaixo...
Clique aqui
Albert Einstein criou este teste de qi(raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.
Regras básicas para resolver o teste
- Há 5 casas de diferentes cores;
- Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
- Esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação;
- Nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida.
Dicas:
- O Norueguês vive na primeira casa.
- O Inglês vive na casa Vermelha.
- O Sueco tem Cachorros como animais de estimação.
- O Dinamarquês bebe Chá.
- A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca.
- O homem que vive na casa Verde bebe Café.
- O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros.
- O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill.
- O homem que vive na casa do meio bebe Leite.
- O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos.
- O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
- O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja.
- O Alemão fuma Prince.
- O Norueguês vive ao lado da casa Azul.
- O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água.
Como resolver o Teste de Einstein
- Comece pelas dicas simples como, por exemplo, "O Norueguês vive na primeira casa".
- A partir das dicas óbvias, é possivel ir deduzindo as outras logicamente.
- Tenha calma e, se achar necessário, use um lápis e papel para tomar nota.
Fonte: rachacuca
domingo, 15 de julho de 2012
Problema de Lógica Muito Fácil - com apenas 3 dicas e 3 casas.
Preencha o quadro a seguir considerando as dicas abaixo
Clique aqui e resolva esse problema
Dicas:
- O Espanhol mora diretamente à direita do homem que mora na casa vermelha.
- O Alemão mora na casa azul.
- O Italiano mora na segunda casa.
Problema de Lógica "Problema 1"
- Comece pelas dicas simples como, por exemplo, "O Alemão mora na primeira casa".
- A partir das dicas óbvias, é possivel ir deduzindo as outras logicamente.
- Tenha calma e, se achar necessário, use um lápis e papel para tomar nota.
Lembre-se: Cada pessoa pratica um esporte diferente, cria um animal diferente, e assim por diante.
Fonte: Rachacuca
Após praticar este problema, tente também os seguintes:
sábado, 14 de julho de 2012
Jogo: Você é um gênio?
O jogo "Você é um gênio" está apresentado abaixo em duas versões. Vale a pena praticar os dois, tem um que é um pouco mais fácil... confirme, seja um gênio!
Você é um gênio?
O objetivo deste jogo é avançar com o quadrado vermelho com muita inteligência para não ser pego
pelas peças azuis. Vamos ver quantos segundos você consegue fugir.
Superando 30seg você estará muito perto de se tornar um gênio.
Clique na imagem para jogar
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Você é um gênio 2
Jogue a segunda edição deste jogo que deixará você ainda mais angustiado. Desta vez seu quadrado é menor e a área do jogo um pouco maior, o que facilitará um pouco. Conseguindo mais que 1min é considerado gênio.
Clique na imagem abaixo para jogar
Como Jogar:
Use apenas o mouse
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Jogo: Canibais e Missionários2 (Travessia)
Você deve ajudar a travessia dos missionários e dos canibais até o outro lado do rio.
Clique na imagem para jogar
Como jogar "Missionários e Canibais"
Use apenas o mouse para jogar;
Os missionários não podem ficar em menor número, em qualquer uma das margens, ou os canibais os devorarão.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Jogo: Canibais e Missionários (Travessia)
Descrição do Jogo:
Neste jogo você vai ajudar estes 3 canibais e 3 missionários atravessarem o rio. Não deixe os
canibais em maior número junto dos missionários em nenhum dos lados,
senão eles comem os missionários.
Clique na imagem para jogar
Algumas dicas de como
jogar:
Use apenas o mouse para jogar;
Para embarcar ou desembarcar um missionário ou canibal clique nos mesmos;
O barco ganha movimento quando tem pelo menos um ocupante e clicamos em GO!quinta-feira, 5 de julho de 2012
Jogo: Atravesse Os Sapos
Exercite seu raciocínio neste belo jogo...
Seu objetivo nesse jogo de raciocínio é atravessar todos os sapos machos
para o lado direito e os sapos fêmeas para o lado esquerdo do lago ,
mas não é tão simples assim já que você precisa atravessar um de cada
vez, pois apenas uma pedra está sobrando, use seu raciocínio para
atravessar a todos e se para testar ainda mais seu raciocínio, jogue
várias vezes.
Clique na imagem para jogar
Como jogar:
Para jogar é muito simples, basta clicar em cima de um sapinho para
ele pular.
Caso seja necessário você poderá utilizar o botão de
reiniciar o jogo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
2ª Lista de Exercícios - 9º ano (Eq. 2º Grau)
Olá pessoal,
inicialmente quero desejar a todos um bom recesso.
Mas como o tempo não para e a vida não é fácil, kkkkkkkkkkk... elaborei uma lista de exercícios para auxiliá-los nos estudos.
Nos links abaixo vejam como resolver equações do 2º grau completas e incompletas
* Calculadora de Equações do Segundo Grau (veja aqui o passo a passo)
Veja como chegar à fórmula de resolução de uma equação do 2º
grau, mais conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara.
Antes disso, veja...
Algumas curiosidades sobre a fórmula de Bhaskara:* Até o fim do século 16 não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do 2º grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso só começou a ser feito a partir da François Viéte
Dada a equação
terça-feira, 19 de junho de 2012
Números Primos - Humor
Esta postagem mostra um lado curioso e humorístico da matemática sobre os números primos através de charges curtas!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Filme: PATCH ADAMS: O AMOR É CONTAGIOSO
Queridos alunos e alunas dos 7º anos C e D, ao visitarem esta postagem com certeza já assistiram este filme em sala de aula. Pois bem, peço a vocês que façam o seguinte:
Em comentários,
- Digam se gostaram ou não do filme;
- Que lição tiraram do filme.
Sobre o filme
Ficha Técnica
Título: Patch Adams - O amor é contagioso
País/Ano de produção: EUA, 1998
Duração/Gênero: 115 min., drama
Direção: Tom Shadyac
Roteiro: Steve Oedekerk
Elenco: Robin Williams, Daniel London, Monica Potter, Philip Seymour Hoffman.

Alguns sites
O Amor é Contagioso Resumo (trabalhos feitos)
Resenha do filme Patch Adams:o amor é contagioso (inventar e recrear)
Patch Adams (filme) (Wikipédia)
Patch Adams - O amor é contagioso Lição de Solidariedade (planeta educação)
Vejam algumas fotos tiradas durante o filme
sábado, 2 de junho de 2012
2ª Lista de Exercícios (Monomios e Polinômios) 8º ano
Pessoal, segue abaixo mais uma lista de exercícios sobre monômios e polinômios para auxiliá-los em seus estudos para uma futura avaliação.
Assista ao vídeo de divisão de polinômio por polinômio
domingo, 27 de maio de 2012
Jogo: XADREZ
O xadrez não é só um jogo, não é só uma arte e nem é só uma
ciência. O xadrez é a mistura de todos estes elementos com um
pouco de tempero, aliás, com BASTANTE tempero.
Você deve estar perguntando no que o xadrez influência na
educação. Abaixo estão alguns links que poderão ajudar você a
descobrir o porque disso:
Fonte: clubedexadrez
Clique na imagem para jogar
Quais são as vantagens de aprender o xadrez?
1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade
O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental".
Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong,
que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes
que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI
de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além
disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova
Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões
pessoais, como a auto-estima e confiança.
Não à toa, a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva. Muitas instituições de ensino têm o jogo de xadrez em suas grades (extra) curriculares. Em São Paulo, escolas como o Dante Alighieri, Santa Cruz, Santo Agostinho, Santo Américo, entre outras, oferecem aulas do jogo. O Colégio São Luiz rege, anualmente, o Torneio Intercolegial de Xadrez, que proporciona uma competição entre as mais variadas idades e escolas. "São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, mas as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade", diz o professor Antonio Carlos de Resende, do Colégio Albert Sabin, que instituiu o xadrez desde a fundação, em 1994.Também no Rio de Janeiro, a moda pegou. Mesmo em escolas públicas. O programa "Aprendendo Xadrez nas Escolas", parceria do Governo com a Federação de Xadrez do Estado, inclui aulas do jogo em cerca de 140 escolas estaduais.
Não à toa, a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva. Muitas instituições de ensino têm o jogo de xadrez em suas grades (extra) curriculares. Em São Paulo, escolas como o Dante Alighieri, Santa Cruz, Santo Agostinho, Santo Américo, entre outras, oferecem aulas do jogo. O Colégio São Luiz rege, anualmente, o Torneio Intercolegial de Xadrez, que proporciona uma competição entre as mais variadas idades e escolas. "São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, mas as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade", diz o professor Antonio Carlos de Resende, do Colégio Albert Sabin, que instituiu o xadrez desde a fundação, em 1994.Também no Rio de Janeiro, a moda pegou. Mesmo em escolas públicas. O programa "Aprendendo Xadrez nas Escolas", parceria do Governo com a Federação de Xadrez do Estado, inclui aulas do jogo em cerca de 140 escolas estaduais.
Fonte: educarparacrescer
quinta-feira, 24 de maio de 2012
6º ano - Aula de Geometria - Slides e materiais concretos
Na aula de geometria dos 6º anos A e B, valeu a pena passar a noite inteira sem dormir preparando slides sobre figuras geométricas. Além dos materiais concretos, as animações e a riqueza do material elaborado fez com que todos ficassem maravilhados.
Para baixar slide com "Exercícios Propostos" <===Clique aqui
Para baixar slide com "Exercícios Propostos" <===Clique aqui
Vejam algumas fotos:
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