quinta-feira, 24 de julho de 2014

Atividades online - Múltiplos, Divisores e Critérios de divisibilidade

Olá galerinha, como já estudamos os "Múltiplos, Divisores e Critérios de Divisibilidade (saber se um número natural é divisível por outro sem efetuar a divisão)", de posse dos ukinhas (Lap Tops Educacionais do ProUCA), acessem e respondam as atividades a seguir e assim aprofundar seus conhecimentos.

Clique nos links abaixo para responder as atividades 1 e 2:

1) Múltiplos e divisores
2) Critérios de Divisibilidade

Para enviar as notas alcançadas, clique AQUI e preencha o formulário.
Fonte: http://www.pam.lusopt.info

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Jogo: Descubra os números primos

Pessoal, clique na imagem abaixo e teste seus conhecimentos identificando os números primos com apenas um clique, mas tem que pensar um pouco e recordar os múltiplos, divisores e os critérios de divisibilidade.


Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/mn/

Atividade online (Quiz) sobre Múltiplos, divisores, números primos e critérios de divisibilidade

Olá pessoal, a atividade a seguir será uma forma de verificar o nível de aprendizagem de vocês quanto aos conteúdos já trabalhados: Múltiplos, divisores, números primos e critérios de divisibilidade. 

Portanto, recomendo muita atenção/concentração e objetividade, pois terão apenas 20 min para responderes as 10 (dez) questões.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Jogo: Roleta Matemática sobre MMC e MDC

Disponibilizo pra vocês mais um joguinho (Flash) online para auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos de MMC e MDC.

Para iniciar clique na imagem abaixo

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Atividade Avaliativa: Nº Primo, Nº Composto, Decomposição, MDC e MMC

Olá pessoal,
Desejo a todos um bom dia. Como cada um já está com o seu ukinha e já sabe do que se trata a aula de hoje... Para responder a atividade, vão precisar de uma pequena folha de papel com o seu nome e ano.
Lembrando que os conteúdos abordados na atividade, disponibilizada nos links abaixo, são os seguintes:
- Múltiplos;
- Divisores;
- Números Primos ou Compostos;
- Decomposição em fatores primos;
- Máximo Divisor Comum (MDC);
- Mínimo Múltiplo Comum (MMC).

Link1  (doc) - (Disponível no Google Drive)  

Link2 (PDF) - (Disponível no slide share)

Link3 (PDF) - (Disponível no Drop box)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Atividade Online: MDC e MMC

Olá pessoal, disponibilizo pra vocês uma atividade online sobre Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
De posse dos ukinhas, lap tops educacionais do UCA, as duplas devem praticar um pouco sobre esses conteúdos, não esqueçam de utilizar o caderno para realizarem os cálculos necessários.

Link da atividade: Atividade online MDC e MMC



Fonte: http://www.auladoguto.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2014

Crivo de Eratóstenes: Identificando os números primos online

Olá pessoinhas, agora que vocês já sabem o que são números primos e números compostos, eis aqui uma forma fácil e prática de identificar uma grande quantidade de números primos completamente online (através do Crivo de Eratóstenes).

Obedeça a ordem das etapas seguintes...

Etapa 1) Clique AQUI e retire todos os números compostos (retirando 1º os múltiplos de 2, depois os múltiplos de 3 e por últimos os múltiplos de 5).

Etapa 2) Faça o mesmo procedimento da etapa anterior clicando AQUI.

Etapa 3) Clique na figura abaixo e faça uma boa leitura para que possam identificar os números primos em cada fase proposta, clicando primeiro em "construir tabela"



Pre-requisitos: Critérios de divisibilidade e múltiplos

segunda-feira, 7 de julho de 2014

JOGO: CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

Olá pessoal, o jogo a seguir vai lhe estimular e ajudar nos critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.



Para jogar clique na imagem abaixo



Para aprofundar seus conhecimentos acesse uma atividade online: clique AQUI


Fonte: http://www.warlisson.com.br

domingo, 1 de junho de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividade - Multiplicação, Divisão e Potenciação em N

A atividade desta postagem traz alguns exercícios e desafios sobre multiplicação, divisão e potenciação de números naturais, que serão discutidos com o auxílio dos laptops educacionais do Projeto UCA (ukinhas) em sala de aula, economizando papel e tinta, além de contribuir com o meio ambiente.

Nos links a seguir você poderá visualizar ou baixar a atividade no seu computador:


Clique nas imagens seguintes para ampliá-las







Problemas Envolvendo Multiplicação



1. Durante as férias escolares, Paulinha viajou para Porto Seguro, onde tirou muitas fotos com sua máquina digital.
Na volta ela resolveu revelar as fotos de sua incrível viagem. Paulinha colocou 12 fotos em cada página do álbum. O álbum com 45 páginas ficou completamente cheio. Quantas fotos Paulinha colocou no álbum?

A operação a ser feita é a multiplicação. Veja:
Paulinha colocou 540 figurinhas no álbum.



2. Em uma caixa existem 12 ovos. Quantos ovos existem em 24 caixas?


3. Uma sala teatral será construída em uma escola para as apresentações de final de ano. A sala possuirá 15 filas de poltronas e cada fila contará com 32 poltronas. Quantas pessoas poderão ser convidadas para a festa de final de ano, no intuito de que todas permaneçam sentadas?



4. Na escola de Laís existem 22 salas de aula e em cada uma existem 25 cadeiras. Quantas cadeiras existem na escola de Laís?






Fonte
http://www.escolakids.com

domingo, 4 de maio de 2014

Jogo da antecipação

Neste divertido jogo você é desafiado(a) a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição. 


Instruções do jogo: 

Escolha os tipos de operações: Adição e subtração ou multiplicação e divisão. Depois, selecione se você vai jogar no nível fácil ou difícil. A cada rodada são apresentadas DEZ questões, com intervalos diferentes para você escolher o correto. Bom jogo!

Click na figura abaixo

Jogo da antecipação
Jogo da antecipação

Fonte: Educarparacrescer

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Problemas envolvendo Adição e subtração com números naturais


Pessoal, segue uma sequência de probleminhas envolvendo a Adição e Subtração de números naturais.


Esta atividade será desenvolvida com uso dos "ukinhas" em sala de aula. Por tanto, clique em ATIVIDADE ONLINE e faça o que se pede.


ATIVIDADE
  1. A professora de língua Portuguesa indicou aos alunos do 6º ano os livros que eles deverão ler no primeiro bimestre do ano letivo, o primeiro tem 87 páginas e o segundo têm 123 páginas. Nesses dois livros, quantas páginas, ao todo, os alunos vão ler? 
  2. Uma empresa tem 1087 pessoas trabalhando na sua fábrica e 462 pessoas trabalhando no seu escritório. Quantas pessoas trabalham, ao todo, nessa empresa?
  3. Em uma escola, o início das aulas é às 13h:00min. Como cada aula tem 45 minutos de duração, a que horas termina a segunda aula?    
  4.  A eleição para prefeito de uma cidade apresentou o seguinte resultado: candidato vencedor obteve 109698 votos o perdedor 56275 votos. Entre brancos e nulos, houve 23746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição?
  5. Durante o ano de 2011, uma equipe de futebol venceu 49 partidas, empatou 18 partidas e perdeu 5 partidas. Quantas partidas essa equipe disputou durante o ano de 2011? 
  6. Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos? 
  7. Dona Maria comprou um aparelho de som por 719 reais e as caixas de som por 96 reais. Tendo pago 17 reais pela instalação, qual a quantia que ela gastou ? 
  8. O estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, tem capacidade para 40.000 pessoas. É também na cidade de São Paulo que se encontra o estádio do Morumbi que tem capacidade para 138.000 pessoas.
    Para se ter uma ideia do tamanho do Morumbi, se colocarmos nele 40.000 pessoas ainda sobrarão muitos lugares. Quanto sobrarão? 
  9. Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?  
  10. Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?
  11. À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros? 
  12.  O professor de Davi pediu que ele efetuasse a seguinte subtração: 782 – 495. Mas , ao copiar a conta no caderno, Davi se enganou e no lugar do 8 escreveu o algarismo 6. Com a troca de algarismos:    
       a)      O minuendo aumentou ou diminuiu ? Em quanto?
       b)      A diferença aumentou ou diminuiu? Em quanto?
       c)       Se Davi tivesse copiado a conta correta , a diferença aumentaria ou diminuiria? Em quanto?

13. Use uma equivalência para determinar o valor do número natural n nas seguintes subtrações: 
      a)      n – 57 = 198 
      b)      n – 509 = 800 
      c)       n – 785 = 1225


Atividade de Adição e Subtração de números naturais

De posse dos "ukinhas" responda a atividade disponível no link a seguir e efetue os cálculos em uma folha de papel que será entregue ao professor em sala de aula.

  

sábado, 12 de abril de 2014

"Da arte do Origami, a geometria perfeita"


Pessoal, "Da arte do Origami, a geometria perfeita" é uma ideia que sempre quis desenvolver, mas nunca tinha tentado e espero que dê certo com estas turmas que gosto bastante (são tantos alunos dedicados e que já estão traçando seus futuros, espero que outros ACORDEM PRA VIDA...).


O livro disponível a seguir mostra uma grande variedade de figuras geométricas espaciais construídas apenas com papel e dobraduras (ORIGAMI), é só clicar no link e ler atentamente as dicas.



Normas para o desenvolvimento do projeto

  • Formação dos grupos
As turmas de 6º e 8º anos deverão formar grupos de até 5 alunos e postarem os nomes das equipes com o nome da figura geométrica que irão desenvolver.
Exemplo:  
               - Nome da equipeTetrahexaedro Esquelético (página 30 e 31)
           - AlunosBruna (6º A), José(6º B) e Maria (6º B), Wesley (6º A)...Representante da equipe: Bruna (6º A).

  • Trabalho escrito
Cada equipe deverá enviar seu trabalho digitado com imagens do passo a passo da construção coletiva das figuras, seguindo a estrutura a seguir, para o e-mail iltonbrunoeneas@gmail.com e se quiserem podem anexar vídeos.
Os trabalhos escritos devem conter:
Capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências Bibliográficas
  • Apresentação e Exposição

Após receber todos os trabalhos o professor (EU) marcará uma data para que todos possam expor  seus trabalhos para toda a escola, sendo que cada equipe deverá montar uma estrutura fazer a exposição e uma oficina de demonstração.

Observações:
1) Não podem escolher figuras já escolhidas por outra equipe, ou seja, não pode repetir;
2) Quem escolher primeiro tem vantagem, pois algumas figuras são bem mais complexas.
3) O dia 14 de maio é o prazo máximo para o envio dos trabalhos;
4) Tirem fotos do passo-a-passo, façam vídeos e montem um relatório de construção com efetiva participação de toda equipe;
5) Continuaremos nossas discussões nos grupos das turmas no facebook: 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Atividade sobre "Sistema de numeração decimal"

Olá pessoal, a atividade disponível a seguir sobre "Sistema de numeração decimal" é para reforçar o conteúdo estudado e possibilitar que vocês possam ajudar ou serem ajudados, através dos comentários, aqui no blog.

Atividade

1) No número 78.541.753, determine:
a) O valor posicional do algarismo 7 de 8ª ordem e o valor posicional do 7 de 3ª ordem;
b) O valor posicional do algarismo 5 de 2ª ordem e o valor posicional do algarismo 5 de 6ª ordem.

2) Quantias em documentos (cheques, recibos de compra e venda etc) também DEVEM ser escritas por extenso, pois assim não podem ser alteradas. Escreva por extenso a quantia indicada no recibo abaixo.

3) Usando os algarismos 2, 3, 4 e 5, escreva números de quatro algarismos de modo que obtenha:
a) O menor número;
b) O maior número;
c) O maior número de algarismos diferentes;
d) O menor número de algarismos diferentes.


Desafio
Qual o menor número de flechas que você deve atirar no alvo, mostrado abaixo, para marcar 2.523 ponto?
E para marcar 5.223?



Referências
Matemática: Bianchini/ Edwaldo Bianchini - 7ª ed. - São Paulo: Moderna, 2011.

terça-feira, 25 de março de 2014

Minicursos e OCM - 2014

Atenção alunos do 6º ao 9º ano da EEEF Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande/PB, a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG está selecionando alguns alunos para participarem de um "Minicurso de preparação para as Olimpíadas de Matemática 2014". 


Se você se interessa em participar, preencha o formulário disponível no link abaixo, esses dados serão úteis para que eu os inscreva, tanto no minicurso como na Olimpíada Campinense de Matemática - OCM.



terça-feira, 11 de março de 2014

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - Atividade Online


Atenção pessoal dos 6º anos da EEEF Nossa Senhora do Rosário, de posse dos Laptop's Educacionais (ukinhas) do Programa UCA, respondam a atividade abaixo em dupla.


Responda a atividade com letras MAIÚSCULAS

Clique aqui para acessar a atividade
 


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Formas Geométricas Espaciais - 6º ano

Olá meus queridos e amados "anjinhos" dos 6º anos A e B da EEEF Nossa Senhora do Rosário...

Como combinamos em sala de aula, disponibilizo aqui o material discutido com vocês para que possam acessar em casa, por exemplo, e desfrutar dos slides preparados com muita dedicação e carinho!

Clique nos links a seguir e baixo os slides das aulas



Observação: Quando clicar em um dos links acima, uma nova aba será aberta no referido documento. Então você deve clicar em "baixar" e depois abrir.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atividade de sondagem - 6º ano

Sempre que inicia um ano letivo, vem aquela preocupação em relação ao nível de aprendizagem dos novos alunos. E se tratando de alunos do 6º ano, a interrogação é ainda maior até por que não sabemos se as "Tias" do fundamental I" gostavam e/ou trabalhavam a matemática com muito esmero...

Enfim, selecionei alguns probleminhas básicos para discutirmos antes de começarmos a trabalhar os conteúdos programáticos!

Para abrir o arquivo e ter acesso a atividade clique em:
Atividade de sondagem - 6º ano



Atividade de Sondagem


01 - Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?


Dentro deste ônibus cabem _____ pessoas.
Operação utilizada:_____________


02 – Maísa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa irá ficar?


Cada pessoa irá ficar com _____ balas.
Operação utilizada:_____________


03 – Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio?


Neste prédio tem ______ apartamentos.
Operação utilizada:_________________


04 – Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?


Gabriel ficou com ______ balas.
Operação utilizada:_________________


05 – Luiza tem 40 papéis de carta e Marina tem 60. Quantos papéis de carta Marina têm a mais que Luiza?



Marina tem _____ papéis de carta a mais que Marina.
Operação utilizada:_________________


06 – Mirella tem 12 bombons e ganhou mais 13 bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?


Mirella ficou com _____ bombons.
Operação utilizada:___________________


07 – Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila têm?


Camila tem ____ anos.
Operação utilizada:____________________


08 – Num estacionamento há 36 motos. Sabendo que uma moto tem 2 rodas, calcule o número de rodas neste estacionamento.


Neste estacionamento há _____ rodas.
Operação utilizada: ____________________


09 – O pai de Pedro tinha 250 reais em sua conta, depositou mais 190 reais. Com quantos reais o pai de Pedro ficou em sua conta.


O pai de Pedro ficou com _____ reais
Operação utilizada: _____________________






Fonte: http://professorwcampos.blogspot.com.br

Atividade de sondagem - 8º ano

Olá pessoal, nós professores sabemos que todo início de ano os alunos sempre ficam apreensivos quanto ao conteúdo de matemática que vai estudar e é também comum a insegurança quanto aos conteúdos estudados em anos anteriores... temem não acompanhar, por ter esquecido de algumas "coisinhas". 

Portanto, resolvi propor uma atividade de revisão com alguns conteúdos que darão suporte aos demais a serem estudados neste ano


Organize seu tempo e cumpra com sua responsabilidade que é estudar...

Para abrir o arquivo e ter acesso a atividade clique em:

Ou acesse na forma que segue...

Atividade de Sondagem

01 – O professor de Educação Física organizou um campeonato de futebol de salão entre os alunos dos 8º anos. Veja, na tabela, o total de gols que cada time marcou e sofreu nesse campeonato.

Times
Gols pró
Gols contra
Saldo de gols
8º A
10
18

8º B
14
10

8º C
13
17

8º D
15
7

8º E
12
12


Calcule o saldo de gols de cada time. Que equipe ficou com o maior saldo? E com o menor? Que equipes ficaram com saldos opostos?


02 – Copie, completando:
I - Na comparação de um número um número negativo com zero, o maior é_____
II - Na comparação de um número positivo com zero, o maior é _____
III - Na comparação de um número negativo com um positivo, o maior é_____
IV Na comparação de dois números negativos, o maior é _____

03 – Compare, usando os sinais “>”, “<” ou “=”.
a) +500 ____ - 500               
b) - 500____+500
c) 500____+500          
d) 500____-500



04 – Complete a tabela:

+
71
- 102
93
- 38
-207
- 46


47


- 150

-252



63





19






05 – Elimine os parênteses e calcule:
a)     (-34) + (+12)
b)     (-84) + (+84)
c)     (+48) + (-66)
d)     (-91) + 0
e)     0 + (+77)
06 – Quanto ficou o saldo de gols de cada equipe após a rodada de domingo?

Saldo de gols antes dos jogos

Brasil
+6
Chile
- 2
México
+1
Venezuela
-5

Resultado dos jogos de domingo
Brasil 3 x 1 México
Chile 6 x 3 Venezuela

07 – Calcule:
a)     1000 -100 + 10
b)     -1000+100-10
c)     -999 -99 + 9
d)     -1201 +120-12-1
e)     17-170+187-17
f)      -500 + 550 - 600 + 650
Agora responda: em qual dos itens está o resultado de maior valor absoluto?

08 – Em relação ao nível do mar, a altitude de um avião é +2500 metros e a de um submarino é -400 metros. Qual é a diferença entre as altitudes do avião e do submarino?


09 – Um campeonato de basquete terminou com três equipes empatadas em 1º lugar. O desempate foi feito pelo saldo de cestas (pontos) dos jogos entre as três, cujos resultados foram:
Londrina
88
X
87
Franca
Mogi
96
X
92
Londrina
Franca
109
X
94
Mogi

   a)  Qual foi a equipe campeã (a que teve o maior saldo)?

b) Qual foi a diferença entre o saldo de Londrina e Mogi?




Fonte: http://professorwcampos.blogspot.com.br