quinta-feira, 25 de julho de 2013

Inscrições: Alunos Monitores do ProUCA

Devido ao grande número de procura pelos alunos em querer participar do grupo de alunos monitores do ProUCA, resolvi fazer mais uma seleção e ampliar assim a  quantidade de cabecinhas pensantes com sede de aprender e ensinar...

Para realizar a sua inscrição, clique AQUI


As inscrições estarão abertas até o dia 30/07 (meia noite) e a avaliação será realizada no dia 31/07 em dois horários: Manhã (9h30min para os alunos da tarde ou noite) e Tarde (13h para os alunos da manhã ou noite) através de um questionário online que será postado no mesmo dia aqui neste blog.

Só submeterão a avaliação aqueles alunos que entregarem um termo de autorização assinado por um responsável legal  - pegue o seu com o professor Ilton Bruno.

Em um encontro sobre o GoogleDrive, compartilhei a seguinte pergunta:
O que vocês estão achando do grupo dos monitores?

Vejam as respostas de alguns alunos:

Tamara: "divertido! aprendendo e ensinando"

Ana Lívia: "gostei muito pois com esse programa de alunos monitores nós aprendemos varias coisas sobre os ukinhas e também ajudamos os professores; pois é ensinando quem nos ensina"


Sílvia: "Estou gostando muito porque a gente pode sempre tirar uma dúvida de alguém... legal"



Foi uma pergunta simples (sem muita pretensão) e vi nas respostas de ultima hora uma grandeza indescritível.



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Horta Suspensa - Grupo no Facebook

Sabendo que a maioria dos alunos tem facebook e passam boa parte do tempo navegando na net, então resolvemos investir nessa ótima ferramenta de auxílio pedagógico, tanto para a escola como fora dela. No entanto, a turma criou um grupo no facebook e convidaram todos os alunos e professores que estão colaborando com o desenvolvimento do Projeto: Horta Suspensa com garrafas PET.
Clique na imagem para ampliá-la
Agradecemos aos alunos, pela dedicação eufórica, que nos dá mais entusiasmo para vencermos o cansaço da rotina diária e mergulharmos na busca excessiva de novas ideias para proporcionar o melhor para eles.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Horta suspensa


Neste encontro, todas as imagens (prováveis modelos da horta) foram mostradas para a turma através do datashow e por unanimidade todos preferiram o modelo com as garrafas pet na horizontal.

Em seguida, cada um apresentou seu relato do momento anterior.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Atividade do 9º ano sobre Potenciação

Pessoal do 9º ano C, segue o link da atividade de recuperação trabalhada em sala de aula, quem quiser pode visualizar ou baixar.




Clique em Atividade sobre potenciação

quarta-feira, 3 de abril de 2013

2ª Lista de Exercícios - 9º ano - Potências

Aprender matemática exige muita atenção nas aulas e dedicação fora da sala de aula, ou seja, tem que praticar bastante. Pensando nisso postei mais uma lista de exercícios sobre potências.

Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje, pois "a vida não é fácil, acostume-se com isso!"


terça-feira, 2 de abril de 2013

1ª Lista de Exercícios - 9º ano - Potências

Antes de resolver a lista de exercícios, tem que rever o conceito, as propriedades e as operações de potências, ou seja, tudo que já vimos ou veremos em sala de aula...

Pessoal do 9º C, façam os exercícios abaixo e qualquer dúvida me procure!



quinta-feira, 21 de março de 2013

Questionário sobre o uso do computador e Internet

Olá pessoal, de posse dos "ukinhas", respondam o questionário disponibilizado no link abaixo para que eu possa conhecê-los melhor sobre o uso de algumas ferramentas tecnológicas.

Turmas: 6º ( A, B, C, D, E e F) e 9º C

Vá ao questionário clicando em: Atividade online


sexta-feira, 15 de março de 2013

Horta Suspensa com garrafas PET - Início

                  
Este projeto interdisciplinar será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2013 onde os alunos, com as devidas orientações dos professores, deverão implantar e cultivar uma horta suspensa com o aproveitamento de garrafas PET em uma parede da escola para que as verduras produzidas sejam aproveitadas na merenda escolar. 



Professores responsáveis:
Ilton Bruno (Matemática) e Pollyana Rodrigues (Língua Portuguesa)


RELATO
1ª etapa 
Inicialmente o projeto foi apresentado à turma e foi feito um momento de discussão sobre sua importância na escola, em casa e no meio ambiente em geral, foi discutido também que a colaboração/participação/engajamento de todos os alunos é que torna possível este e qualquer projeto.
O próximo passo foi a escolha do local da horta no pátio da escola e no mesmo local, com auxílio dos ukinhas (lap tops educacionais do PROUCA), os alunos pesquisaram na internet e salvaram em um pendrive alguns modelos de hortas suspensas. 
Escolhemos estas dimensões para a nossa horta (425cm x 245) com base em uma estrutura próxima a parede.

domingo, 10 de março de 2013

Sólidos Geométricos - 6º ano

Esta postagem tem o intuito de reforçar o que foi estudado em sala de aula e complementa a postagem anterior.

Poliedrotangram

Apresentação de slide da aula sobre Sólidos Geométricos ==> CLIQUE AQUI



terça-feira, 5 de março de 2013

Figuras Geométricas - 6º ano

Olá pessoal dos 6º anos (A, B, C, D e E da Escola do Rosário, preparei esta postagem para auxiliá-los nos estudos extra classe e facilitar o aprendizado de todos em relação ao conteúdo de geometria. Lembrem que este material foi amplamente discutido em sala.
   
Clique aqui e baixe a apresentação de slides

FIGURAS GEOMÉTRICAS 
  • Um pouco de História

GEO (terra) e METRIA (medida)
A palavra GEOMETRIA originou-se na Grécia. Mas o historiador Heródoto (Século V a.C.) atribuiu a origem da geometria aos Egípcios para resolver problemas do dia-a-dia, principalmente em situações de medição de terras e de construção de edifícios e monumentos de grande porte.  
Há indícios de que os babilônios, desde 2000 a.C., desenvolveram um considerável conhecimento geométrico.
No século III a.C (aproximadamente 300 a. C.) o estudioso grego Euclides reuniu as descobertas já feitas, complementou-as e organizou de forma ordenada em uma obra chamada “Elementos”, escrita em 12 volumes. 

Partindo dos conhecimentos de geometria o homem desenvolveu uma imensa quantidade de formas.

As figuras planas e as não planas

Observe os exemplos a seguir para diferenciarmos figuras planas de não planas

Sólidos Geométricos


Alguma dúvida?
schule03.gif (11913 bytes)schule04.gif (9424 bytes)


Referências Bibliográficas:
Matemática/ Edwald Bianchini – 6ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2006;
.Projeto Araibá: Matemática. 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2006;
Giovanni Júnior, José Ruy. A conquista da matemática. Edição renovada – São Paulo: FTD, 2009;
Iezzi, Gelson. Matemática e realidade. 5ª série – 5ª Ed. – São Paulo. Atual, 2005.
32+m.gif (14028 bytes)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CANGURU DE MATEMÁTICA 2013

Todos os alunos da EEEF Nossa Senhora do Rosário estão inscritos


"Canguru de Matemática" é um evento (competição) internacional de Matemática que proporciona ao nosso alunado ter contato com questões de nível mundial que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, assim como um preparo para futuras avaliações em concursos (vestibulares, ENEM, etc). 


Data das Provas: 21 de março (data oficial) e 23 de março (opcional)
Local: Na própria Escola

Saiba mais:

domingo, 6 de janeiro de 2013

Matemática Digital?


Matemática Digital
Matemática Digital

Sabes que podes utilizar os dedos para multiplicar? Se alguma vez te esqueceres da tabuada, podes usar os dedos para a recordar? É fácil, rápido e divertido! Os teus amigos ficarão surpreendidos quando lhes mostrares como se multiplica na tua calculadora manual!

O que fazer:

1. Vira as palmas das mãos para cima, à sua frente. Cada dedo tem o valor indicado na figura.

Palmas Para Cima

2. Para multiplicar dois números, junta os dois dedos correspondentes.

Exemplo 1                  7 × 8
7 e 8

3. Soma os dedos que estão para cima para obter o algarismo das dezenas.

4. Multiplica os dedos que estão para baixo para obteres o algarismo das unidades.

7 x 8

Exemplo 2                  6 × 10

6 x 10

Excepções:     6 × 6 ; 6 × 7 e 7 × 6.

Nestes casos, quando multiplicas os dedos que estão para baixo, obténs um número maior que 9, por isso, tens de somar 1 ao algarismo das dezenas.

Exemplo 3                  6 × 7

6 x 7

* O resultado correspondente às unidades é maior que 9, por isso, o 1 é somado ao 3 das dezenas. A resposta final é 42.



Fonte: http://umpoucodematematica.no.sapo.pt/

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

9º Encontro de Formação dos Professores do PROUCA/PB - EEEF Nsa do Rosário - CG

Foi realizado na EEEF Nsa do Rosário, o IX Encontro de Formação dos Professores do ProUCA/PB no dia 13 de dezembro de 2012. Em Campina Grande.


Davi Augusto


Formadores na Escola:   
Horário:   
  • Manhã: 7h30min às 11h30min
Local
  • EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Pauta:
  • Informes (Certificação do curso; Provável premiação de um netbook aos cursistas do ProUCA/PB, continuação do ProUCA em 2013, etc);
  • Vídeo em homenagem ao aluno Davi Augusto (vídeo);
  • Visita coletiva aos blogues: ProUCA/PB, das 10 escolas beneficiadas com o programa, dos Professores de Nossa Escola, etc;
  • Navegando por Portais Educacionais;
  • Socialização do projeto apresentado no Seminário final do ProUCA em João Pessoa; 
  • Oficina: Produção de “história em quadrinhos
  • Discussão da proposta: Cada Professor apresentará sua proposta de projeto, no planejamento pedagógico, para trabalhar com os "ukinhas" durante o ano letivo de 2013.
Após os informes, o Prof Ilton Bruno apresentou um vídeo, que emocionou todos ali presentes, em homenagem ao aluno monitor que faleceu no ultimo dia  05 de dezembro. Ainda teve uma navegação coletiva por diversos blogues e portais educacionais, além da oficina: produção de história em quadrinhos.
Foi feita uma avaliação muito positiva desses 5 (cinco) meses de curso e traçamos algumas metas para o ano letivo de 2013 com o uso das tecnologias digitais como auxílio pedagógico. Ficou acordado que no planejamento pedagógico cada professor apresentará sua proposta de projeto, para ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2013.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

OBMEP - Divulgação dos premiados da OBMEP 2012

É com muita satisfação que divulgo os nomes dos alunos premiados na OBMEP 2012, apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste ano, três ainda conseguiram Menções Honrosas. 

 Queridos alunos, é importante lembrar que vocês já fazem parte de uma seleção dos 5% de melhor desempenho, frente aos 19 milhões inscritos na 1ª Fase.
Parabéns!


Nome                                                                        Premiação
VICTOR RANGEL BRANDAO COSTA - Certificado de Menção Honrosa
GABRIELLE DE SOUSA BRITO - Certificado de Menção Honrosa
ARTHUR GOMES BATISTA - - Certificado de Menção Honrosa


Victor Rangel
Gabrielle Brito
Arthur Gomes

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Faleceu o aluno monitor Davi Augusto - 6º ano A

Estou de LUTO, a EEEF Nsa do Rosário está de luto... Faleceu um dos alunos mais queridos, Davi Augusto. Davi, era uma criança fora do normal, pois conseguiu em um ano despertar o carinho e admiração de Professores, Diretores, Funcionários e todos os alunos da Escola.

Meu amigo, meu parceiro de todas as horas... meu aluno do 6º ano A e meu aluno monitor do PROUCA/PB.
Veja:


 
 O sepultamento acontecerá amanhã  (07/12/12) na cidade de Fagundes.