Bullying


1. O QUE É BULLYING?
O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
2. QUAIS SÃO AS FORMAS DE BULLYING? NORMALMENTE, EXISTEM MAIS MENINOS OU MENINAS QUE COMETEM BULLYING?
As formas de bullying são:
 Verbal (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”)
 Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima)
 Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar)
 Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar)
 Virtual ou Ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.)
Estudos revelam um pequeno predomínio dos meninos sobre as meninas. No entanto, por serem mais agressivos e utilizarem a força física, as atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar bullying mais na base de intrigas, fofocas e isolamento das colegas. Podem, com isso, passar despercebidas, tanto na escola quanto no ambiente doméstico.
7. COMO PERCEBER QUANDO UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE ESTÁ SOFRENDO
BULLYING? QUAL O COMPORTAMENTO TÍPICO DESSES JOVENS?

 As informações sobre o comportamento das vítimas devem incluir os diversos ambientesque elas frequentam. Nos casos de bullying é fundamental que os pais e os profissionais daescola atentem especialmente para os seguintes sinais:

Na Escola:
No recreio encontram-se isoladas do grupo, ou perto de alguns adultos que possam protegê-las; 
Na sala de aula apresentam postura retraída, faltas frequentes às aulas, mostram-se comumente tristes, deprimidas ou aflitas; 
Nos jogos ou atividades em grupo sempresão as últimas a serem escolhidas ou são excluídas; 
Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares; 
E em casos mais dramáticos apresentam hematomas,arranhões, cortes, roupas danificadas ou rasgadas.
 Em Casa:
Frequentemente se queixam de dores de cabeça, enjoo, dor de estômago, tonturas, vômitos,perda de apetite, insônia. Todos esses sintomas tendem a ser mais intensos no períodoque antecede o horário de as vítimas entrarem na escola. Mudanças frequentes e intensasde estado de humor, com explosões repentinas de irritação ou raiva. Geralmente elas nãotêm amigos ou, quando têm são bem poucos; existe uma escassez de telefonemas, e-mails,torpedos, convites para festas, passeios ou viagens com o grupo escolar. Passam a gastarmais dinheiro do que o habitual na cantina ou com a compra de objetos diversos com ointuito de presentear os outros. Apresentam diversas desculpas (inclusive doenças físicas) para faltar às aulas.



8. E O CONTRÁRIO? O QUE SE PODE NOTAR NO COMPORTAMENTO DE UM
PRATICANTE DE BULLYING?
Na escola os bullies (agressores) fazem brincadeiras de mau gosto, gozações, colocam apelidos pejorativos, difamam, ameaçam, constrangem e menosprezam alguns alunos. Furtam ou roubam dinheiro, lanches e pertences de outros estudantes. Costumam ser populares na escola e estão sempre enturmados. Divertem-se à custa do sofrimento alheio.
No ambiente doméstico, mantêm atitudes desafiadoras e agressivas em relação aos familiares.
São arrogantes no agir,no falar e no vestir, demonstrando superioridade. Manipulam pessoas para se safar das confusões em que se envolveram. Costumam voltar da escola com objetos ou dinheiro que não possuíam. Muitos agressores mentem, de forma convincente,e negam as reclamações da escola, dos irmãos ou dos empregados domésticos.


11. O ALUNO VÍTIMA DE BULLYING NORMALMENTE CONTA AOS PAIS E PROFESSORES O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
As vítimas de bullying se tornam reféns do jogo do poder instituído pelos agressores. Raramente elas pedem ajuda às autoridades escolares ou aos pais. Agem assim, domi­nadas pela falsa crença de que essa postura é capaz de evitar possíveis retaliações dos agressores e por acreditarem que, ao sofrerem sozinhos e calados, pouparão seus pais da decepção de ter um filho frágil, covarde e não popular na escola.
12. QUAL É O PAPEL DA ESCOLA PARA EVITAR O BULLYING ESCOLAR?
A escola é corresponsável nos casos de bullying, pois é lá onde os comportamentos agressivos e transgressores se evidenciam ou se agravam na maioria das vezes. A direção da escola (como autoridade máxima da instituição) deve acionar os pais, os Conselhos Tutelares, os órgãos de proteção à criança e ao adolescente etc. Caso não o faça poderá ser responsabilizada por omissão. Em situações que envolvam atos infracionais (ou ilícitos) a escola também tem o dever de fazer a ocorrência policial. Dessa forma, os fatos podem ser devidamente apurados pelas autoridades competentes e os culpados responsabilizados. Tais procedimentos evitam a impunidade e inibem o crescimento da violência e da crimina­lidade infantojuvenil.
13. COMO É O BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, EM COMPARAÇÃO A OUTRAS, DOS ESTADOS UNIDOS OU DA EUROPA? ALGUMA CARACTERÍSTICA ESPECÍFICA?
Em linhas gerais o bullying é um fenômeno universal e democrático, pois acontece em todas as partes do mundo onde existem relações humanas e onde a vida escolar faz parte do cotidiano dos jovens. Alguns países, no entanto, apresentam características peculiares na manifestação desse fenômeno: nos EUA, o bullying tende a apresentar-se de forma mais grave com casos de homicídios coletivos, e isso se deve à infeliz facilidade que os jovens americanos possuem de terem acesso as armas de fogo. Nos países da Europa, o


bullying tende a se manifestar na forma de segregação social a até da xenofobia. No Brasil, observam-se manifestações semelhantes às dos demais países, mas com peculiaridades locais: o uso de violência com armas brancas ainda é maior que a exercida com armas de fogo, uma vez que o acesso a elas ainda é restrito a ambientes sociais dominados pelo narcotráfico. A violência na forma de descriminação e segregação aparece mais em escolas particulares de alto poder aquisitivo, onde os descendentes nordestinos, ainda que economicamente favorecidos, costumam sofrer discriminação em função de seus hábitos, sotaques ou expressões idiomáticas típicas. Por esses aspectos é necessário sempre anali­sar, de maneira individualizada, todos os comportamentos de bullying, pois as suas formas diversas podem sinalizar com mais precisão as possíveis ações para a redução dessas variadas expressões da violência entre estudantes.
14. QUAL A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE ATUAL NESTE TIPO DE COMPORTAMENTO?
O individualismo, cultura dos tempos modernos, propiciou essa prática, em que o ter é muito mais valorizado que o ser, com distorções absurdas de valores éticos. Vive-se em tempos velozes, com grandes mudanças em todas as esferas sociais. Nesse contexto, a educação tanto no lar quanto na escola se tornou rapidamente ultrapassada, confusa, sem parâmetros ou limites. Os pais passaram a ser permissivos em excesso e os filhos cada vez mais exigentes, egocêntricos. As crianças tendem a se comportar em sociedade de acordo com os modelos domésticos. Muitos deles não se preocupam com as regras sociais, não refletem sobre a necessidade delas no convívio coletivo e, nem sequer se preocupam com as consequências dos seus atos transgressores. Cabe à sociedade como um todo transmitir às novas gerações valores educacionais mais éticos e responsáveis. Afinal, são estes jovens que estão delineando o que a sociedade será daqui em diante. Auxiliá-los e conduzi-los na construção de uma sociedade mais justa e menos violenta, é obrigação de todos.

15. COMO OS PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR AS VÍTIMAS DE BULLYING A SUPERAR O SOFRIMENTO?
A identificação precoce do bullying pelos responsáveis (pais e professores) é de suma importância. As crianças normalmente não relatam o sofrimento vivenciado na escola, por medo de represálias e por vergonha. A observação dos pais sobre o comportamento dos filhos é fundamental, bem como o diálogo franco entre eles. Os pais não devem hesitar em buscar ajuda de profissionais da área de saúde mental, para que seus filhos possam supe­rar traumas e transtornos psíquicos.
Outro aspecto de valor inestimável é a percepção do talento inato desses jovens. Os adul­tos devem sempre estimulá-los e procurar métodos eficazes para que essas habilidades possam resgatar sua autoestima, bem como construir sua identidade social na forma de uma cidadania plena.


Fonte: www.cnj.jus.br


 Cansados, jovens vítimas de bullying... veja o vídeo!


Savannah Robinson é uma vítima de bullying e tem 12 anos. Ela e seus amigos sofriam com a perseguição na escola e, para dar um basta nessa situação, a estudante chamou seus colegas e gravou um vídeo emocionante contra o preconceito.
Ela interpretou a canção Beautiful, de Christina Aguilera, e gravou imagens inspiradoras com o tema bullying. Seu objetivo é falar ao máximo de pessoas e conscientizá-las de que é preciso agir para acabar de vez com esse mal.
Aperte o play e lute, você também, contra o bullying:
 
Abaixo a letra e a tradução da música Beautiful:
Beautiful
Every day is so wonderful
And suddenly, it’s hard to breathe
Now and then, I get insecure
From all the pain, I’m so ashamed
I am beautiful no matter what they say
Words can’t bring me down
I am beautiful in every single way
Yes, words can’t bring me down
So don’t you bring me down today
To all your friends, you’re delirious
So consumed in all your doom
Trying hard to fill the emptiness
The pieces gone, left the puzzle undone
Is that the way it is?
You are beautiful no matter what they say
Words can’t bring you down
You are beautiful in every single way
Yes, words can’t bring you down
So don’t you bring me down today…
No matter what we do
(No matter what we do)
No matter what we say
(No matter what we say)
We’re the song inside the tune
Full of beautiful mistakes
And everywhere we go
(And everywhere we go)
The sun will always shine
(Sun will always shine)
But tomorrow we might awake
On the other side
‘Cause we are beautiful no matter what they say
Yes, words won’t bring us down
We are beautiful in every single way
Yes, words can’t bring us down
So, don’t you bring me down today
Don’t you bring me down today
Don’t you bring me down today
Bonita
Todo dia é tão maravilhoso
E de repente, fica difícil de se respirar
De vez em quando, eu me sinto insegura
Com toda a dor, eu me sinto envergonhada
Eu sou bonita não importa o que eles digam
Palavras não vão me fazer cair
Eu sou bonita em todos os sentidos
Sim, palavras não vão me fazer cair
Então não me faça cair hoje
Para todos os seus amigos, você é delirante
Tão consumida pelo seu destino
Tentando arduamente cobrir o vazio
Os pedaços se foram, deixaram o quebra-cabeça sem fazer
É assim que tem que ser ?
Você é bonita não importa o que eles dizem
Palavras não vão te fazer cair
Você é bonita em todos os sentidos
Sim, palavras não vão te fazer cair
Então não me faça cair hoje
Não importa o que fazemos
(não importa o que fazemos)
Não importa o que dizemos
(não importa o que dizemos)
Nós somos a música dentro da melodia
Cheia de erros bonitos
E para onde nós formos
(e para onde nós formos)
O sol sempre brilhará
(sol sempre brilhará)
Mas amanhã a gente poderá acordar
No outro lado
Porque nós somos bonitos não importa o que eles disserem
Sim, palavras não vão nos fazer cair
Nós somos bonitos em todos os sentidos
Sim, palavras não vão nos fazer cair
Então, não me faça cair hoje
Não me faça cair hoje
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FILME COMPLETO: Bullying Virtual (Cyberbully)



FILME COMPLETO: Bullying - Provocações Sem Limites


São dois ótimos filmes, vale a pena passar para os alunos

7 comentários:

  1. Um aluno do 3º ano do Ensino Médio assistiu e postou um relaório sobre o filme: Bullying, provocações sem limites.

    "Bullying – Provocações sem limites
    O filme busca retratar como o bullying acontece nas escolas e na vida de quem o pratica e de quem o recebe.
    Jordi é um adolescente que, junto com sua mãe, se muda de casa para recomeçar uma vida após a morte de seu pai.
    Como um aluno que chega ao meio do ano e no primeiro dia já se destaca respondendo uma pergunta do professor, já começa a se tornar alvo de pessoas mal intencionadas.
    Ao longo do tempo, quando o agressor começa a se aproximar de Jordi e ver que este não é conivente com suas idéias de “diversão”, passa a atormentá-lo através de agressões físicas e morais, sempre o machucando e o humilhando.
    Jordi nunca fala sobre isso com sua mãe, que ainda se encontra deprimida pela morte de seu marido. Jordi não quer dar mais preocupações pra mãe. Ele sofre calado.
    Só que isso acaba mexendo com ele, com suas atitudes e reações, ele passa a ser mais agressivo, andando pelos cantos, se isolando da sociedade, rejeitando tudo e todos, e é mais ou menos isso o que acontece com pessoas que sofrem bullying.
    Ao longo do tempo Jordi conhece uma garota, filha de imigrantes, que também sofre bullying, eles se conhecem, trocam experiências e se apaixonam.
    Nesse meio tempo, aparecem pessoas que começam a perceber o que se passa na vida de Jordi, como seu vizinho que pretende ajudá-lo e mesmo a sua mãe, que vai à escola e conversa com a diretora, que nega tudo o que acontece e põe a culpa na mãe. Mas para cada um que tenta ajudar Jordi, o agressor o ameaça cada vez mais.
    Por fim, sua namorada morre vítima do bullying, e isso aumenta ainda mais a tensão na vida de Jordi, que, no fim, cansado de tudo e de todos, comete suicídio. E os agressores, simplesmente expulsos.
    Esse é o exemplo concreto da vida de uma vítima do bullying. E isso deve parar. Uma das coisas que o filme retrata é o descaso das pessoas que estão a volta. Todo mundo vê, mas ninguém toma uma atitude. Um dos motivos do bullying se espalhar e ir tão longe é a omissão dos demais. E também a omissão da vítima para consigo mesma. O primeiro passo é falar a respeito, procurar alguém que te ajude.
    Bullying é um tipo de preconceito, e preconceito é muito pior do que se pode imaginar. Só sentindo na pele pra saber".
    Felipe

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  2. Quero fazer uma observação no relatório onde menciona..."...sua namorada morrre..." a namorada de Jordi não morre!

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  3. Resenha de outro aluno:

    railan disse:
    16/06/2011 às 12:06 pm

    Bullying – Provocações sem limites
    Eu gostei muito desse filme, não pelo fato do sofrimento do protagonista, mas sim pelo conteúdo profundo abordado neste filme: o bullying (bully = tiranete ou valentão), palavra de origem inglesa que é expressa na prática por abusos morais ou físicos praticados contra uma pessoa.
    O bullying é freqüentemente praticado em ambientes escolares, porém, menos freqüentemente, pode ser também praticado na área do trabalho.
    O filme Bullying – Provocações sem limites, ao contrário de ser americano, pois nos Estados Unidos essa ação é praticada há muito tempo e violentamente nas escolas públicas, dentre outras razões, por causa de intriga entre gangues, adicionada a facilidade de manuseio de armas de fogo; esse filme é espanhol, o que nos mostra que na União Européia esse tipo de violência está aumentando, com estatísticas que colocam a Inglaterra em primeiro lugar neste tipo de violência.
    No filme o personagem principal é Jordi, que junto com sua mãe se mudam para Barcelona, já que passaram por momentos ruins na cidade anterior.
    Jordi no primeiro dia de aula na escola nova se destaca em sua turma, na aula da matemática, o que faz chamar a atenção de um grupo de garotos zombadores. Entre esses garotos está Nacho, que mora no mesmo apartamento de Jordi. Nacho é o garoto que articula as ações de Bullying. Ações degradantes, muito ruins e tristes são sofridas por Jordi, que não conta a ninguém a sua situação, nem a sua mãe, seja talvez, pelo fato dela estar se tratando com um psiquiatra.
    Assim, o sofrimento de Jordi aumenta por não contar com ninguém, porém isso começa a mudar quando ele conhece uma garota que também sofria bullying.
    Os dois se conhecem pessoalmente e começam a se gostar.
    Em uma cena do filme, essa garota vai parar no hospital, sofrendo uma parada respiratória por ter apanhado de um grupo de garotas na escola.
    Nessa mesa hora, Jordi que tinha ido ver essa garota no hospital sai correndo e fica longe de casa por uns dias.
    No fim do filme, após sua mãe e o vizinho “Fred” terem procurado Jordi por todos os lugares, Jordi se suicida, pulando do telhado de seu apartamento.
    É então mostrado o caixão do garoto na quadra de sua escola, com os alunos de sua sala colocando flores sobre ele.
    Na última cena, na sala de aula, sem Jordi e sem o grupo dos garotos zombadores que foram expulsos da escola, o professor diz sentir falta de Jordi e inicia sua aula. O filme acaba com a voz de um narrador falando sobre as estatísticas de casos de bullying na União Européia.
    Fonte(s):
    Eu mesmo que fiz
    Fonte: Junnyor Bicalho

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  4. Laize de Oliveira - 9º ''A''

    O filme mostra a realidade da luta contra o Bullyng .
    Podemos evitar esse ato tão desagradável com a conciêntização de que ninguém é superior a ninguém , e ninguém pode ter o controle sobre alguém !

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  5. Bullyng
    Na Escola
    Um Aluno novato mal chega na escola e ja e mal interpretado.
    Ele perde o pai ia mae muda de cidade para ter uma vida nova e melhor. mal chega na escola nova ja e violentado chutado.urinado pelos meninos ameaçado.
    LUAN DE OLIVEIRA

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  6. Veja mais detalhes no link abaixo...

    http://iltonbruno.blogspot.com.br/2012/05/bullying-provocacoes-sem-limites.html?showComment=1337653141354#c6807694060170444636

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Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida... Bob Marley