Olá pessoal, nós professores sabemos que todo início de ano os alunos sempre ficam apreensivos quanto ao conteúdo de matemática que vai estudar e é também comum a insegurança quanto aos conteúdos estudados em anos anteriores... temem não acompanhar, por ter esquecido de algumas "coisinhas".
Portanto, resolvi propor uma atividade de revisão com alguns conteúdos que darão suporte aos demais a serem estudados neste ano.
Organize seu tempo e cumpra com sua responsabilidade que é estudar...
Para abrir o arquivo e ter acesso a atividade clique em:
Ou acesse na forma que segue...
Atividade de Sondagem
01 – O professor de Educação Física organizou um campeonato de futebol de salão entre os alunos dos 8º anos. Veja, na tabela, o total de gols que cada time marcou e sofreu nesse campeonato.
Times
|
Gols pró
|
Gols contra
|
Saldo de gols
|
8º A
|
10
|
18
| |
8º B
|
14
|
10
| |
8º C
|
13
|
17
| |
8º D
|
15
|
7
| |
8º E
|
12
|
12
|
Calcule o saldo de gols de cada time. Que equipe ficou com o maior saldo? E com o menor? Que equipes ficaram com saldos opostos?
02 – Copie, completando:
I - Na comparação de um número um número negativo com zero, o maior é_____
II - Na comparação de um número positivo com zero, o maior é _____
III - Na comparação de um número negativo com um positivo, o maior é_____
IV Na comparação de dois números negativos, o maior é _____
03 – Compare, usando os sinais “>”, “<” ou “=”.
a) +500 ____ - 500
b) - 500____+500
c) 500____+500
d) 500____-500
04 – Complete a tabela:
+
|
71
|
- 102
|
93
|
- 38
|
-207
|
- 46
|
47
| ||||
- 150
|
-252
| ||||
63
| |||||
19
|
05 – Elimine os parênteses e calcule:
a) (-34) + (+12)
b) (-84) + (+84)
c) (+48) + (-66)
d) (-91) + 0
e) 0 + (+77)
06 – Quanto ficou o saldo de gols de cada equipe após a rodada de domingo?
Saldo de gols antes dos jogos
| |
Brasil
|
+6
|
Chile
|
- 2
|
México
|
+1
|
Venezuela
|
-5
|
Resultado dos jogos de domingo
|
Brasil 3 x 1 México
|
Chile 6 x 3 Venezuela
|
07 – Calcule:
a) 1000 -100 + 10
b) -1000+100-10
c) -999 -99 + 9
d) -1201 +120-12-1
e) 17-170+187-17
f) -500 + 550 - 600 + 650
Agora responda: em qual dos itens está o resultado de maior valor absoluto?
08 – Em relação ao nível do mar, a altitude de um avião é +2500 metros e a de um submarino é -400 metros. Qual é a diferença entre as altitudes do avião e do submarino?
09 – Um campeonato de basquete terminou com três equipes empatadas em 1º lugar. O desempate foi feito pelo saldo de cestas (pontos) dos jogos entre as três, cujos resultados foram:
Londrina
|
88
|
X
|
87
|
Franca
|
Mogi
|
96
|
X
|
92
|
Londrina
|
Franca
|
109
|
X
|
94
|
Mogi
|
a) Qual foi a equipe campeã (a que teve o maior saldo)?
b) Qual foi a diferença entre o saldo de Londrina e Mogi?
Fonte: http://professorwcampos.blogspot.com.br
Que equipes ficaram com saldos opostos?
ResponderExcluirtodas elas??? ou B e C
Você tem que saber o que são números opostos.
ResponderExcluirEx. + 6 e - 6 são números opostos.
Diante dessa informação você responde a questão 1.