sexta-feira, 11 de setembro de 2015

2ª Lista de Exercícios (Razão, Proporção e Teorema de Tales)

2ª Lista de Exercícios
(Razão, Proporção e Teorema de Tales)

1)      Ao analisar a planta de uma quadra de um determinado condomínio, o engenheiro constatou a ausência de algumas medidas nas divisas de certos lotes residenciais. Ele precisa calcular essas medidas do seu próprio escritório, com base nas informações da planta. Observe o desenho detalhado da situação:
Com base na planta devemos calcular os lados x e y dos lotes. Veja que as laterais dos lotes 1, 2 e 3 são perpendiculares às ruas A e B.



2)      O mapa ao lado mostra quatro estradas paralelas que são cortadas por três vias transversais. Algumas das distâncias entre os cruzamentos dessas vias e estradas estão indicadas no mapa (em km), mas as outras precisam ser calculadas. Complete o mapa com as distâncias que faltam.

3)      A figura 1 abaixo mostra os quarteirões de um bairro com suas respectivas medidas, qual o comprimento aproximado da praça?
Figura 1
4)      Um engenheiro resolveu contar em passos a distância do obelisco da cidade que visitava até o primeiro cruzamento de cada uma das quatro ruas que começavam ali. Quando terminou de percorrer a terceira, percebeu que os quarteirões formavam paralelas. Ele consegue saber quantos passos terá o último trecho com base nas medidas anotadas no mapa? Considere a figura 2.
Figura 2
5)      Resolva as seguintes proporções:













6)      A soma da idade do pai e do filho é 45 anos. A idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2. Determine a idade do pai e do filho.



7)      Para fazer 600 pães, são gastos, em uma padaria, 100 Kg de farinha. Quantos pães podem ser feitos com 25kg de farinha?




DESAFIOS:

      O prefeito de uma cidade do interior do estado deseja expandir as exportações, para isso terá que construir uma ponte de um extremo a outro de um lago, como o mostrado no desenho à direita, mas primeiro precisa saber quanto mede essa extensão. Como ele pode descobrir?

      Em uma sala de aula, a razão de moças para o número de rapazes é de 5/4. Se o número total de alunos desta turma é de 45 pessoas, caso exista uma festa quantas moças ficariam sem par?



Resolvam e entreguem a lista de exercícios na próxima aula

Resolvam, através dos comentários:
- O exercício 3)
- 2º DESAFIO.

Baixe a lista completa (em pdf) no link abaixo, é só clicar:

2ª Lista de Exercícios (Razão, Proporção e Teorema de Tales) 9º ano - Ilton Bruno

13 comentários:

  1. Ilton, escolhi as questões 1° e 3°.

    Questão 1°

    28 X
    meio pelos extremos
    20 25

    20X= 28*25=700. 700/20 X= é igual a divisão de 700 para 20, que é 35.

    X= 35

    -Ai coloca 35 no lugar de X, para saber o valor de Y.

    35 Y
    meio pelos extremos
    25 40

    25X = 35*40=1400 1400/25 Y = é igual a divisão de 1.400 para 25, que é 56.

    Y= 56

    Questão 3°

    56 x
    meio pelos extremos
    64 80

    64X = 56*80=4480. 4480/64 X = é igual a divisão de 4.480 para 64, que é 70.

    X= 70

    ASS: Kaline Araújo, 9°ano A Manhã.

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  2. Ilton peguei o 2° Desafio

    botei número de moças por X, e o número de rapazes por Y.

    x/y = 5/4 (Igualam-se as razões)

    x + y = 45 (Soma total de alunos)

    x + y = 5 + 4 (Aplicação das propriedades das proporções)
    x 5

    45/x = 9/5

    45 x 5 = 9x

    225 = 9x ---> x = 225/9 ---> x = 25 moças

    Substituindo X = 25 na expressão x + y = 45, temos :

    25 + y = 45 ---> y = 45 – 25 ----> y = 20 rapazes

    Tendo por base que cada rapaz fique apenas com uma moça, o número de moças que ficariam sem par será : 25 – 20 = 5 moças

    Então, o número de moças que ficará sem par é igual a 5.

    9° ano "a"

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  3. 2 desafio ilton iqualmente ao de Daniela
    botei número de moças por X, e o número de rapazes por Y.

    x/y = 5/4 (Igualam-se as razões)

    x + y = 45 (Soma total de alunos)

    x + y = 5 + 4 (Aplicação das propriedades das proporções)
    x 5

    45/x = 9/5

    45 x 5 = 9x

    225 = 9x ---> x = 225/9 ---> x = 25 moças

    Substituindo X = 25 na expressão x + y = 45, temos :

    25 + y = 45 ---> y = 45 – 25 ----> y = 20 rapazes

    Tendo por base que cada rapaz fique apenas com uma moça, o número de moças que ficariam sem par será : 25 – 20 = 5 moças

    Então, o número de moças que ficará sem par é igual a 5.
    bjs joyce

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  4. Ilton Escolhi As seguintes Questões 1º 3º e 5º

    28 X
    20 25
    Meio pelos Extremos

    Que deu =

    20x =28.25= 700 Dividi 700/20 que deu igual á 35
    X= 35

    Então No lugar de X substitui pelo valor da conta acima 35

    Que deu = 35 Y
    25 40
    Meios pelos extremos
    25y=35.40= 1400 que dividi 1400/25 que deu Igual á 56.
    Y=56



    Questão 3º



    64 56
    80 x
    Meios pelos Extremos

    Que deu = 64x=80.56=4480 então dividi 4480/64 que deu = 70

    X=70



    QUESTÃO 5º


    A= x 21
    5 25
    Meios pelos Extremos

    25x= 21.5 = 105 então dividi 105/25 que deu = 4,2

    X= 4,2

    B= 3 6
    x+1 x+2

    Meios pelos Extremos
    3(x+2)=6(x+1) = multiplicação = 3x+6=6x+6= 9x= 12

    X= 12

    C= 5 30
    x+4 54
    Meios pelos extremos

    5.54=30(x+4)= 270=30x+120= 30x+120=270=30x Então diminui 270-120=30x=150= 150 dividido para 30 = 5
    X=5


    Luana clementino policarpo 9'A' manhã

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  5. 56 x = 64x=56.80=4480 = 4480/64= 70
    64 80

    Roberta clementino lima 9A .

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  6. prof o resultado do desafio é 5 pois :
    isso é um sistema
    x+y=45
    5x=4y
    x= 45-y
    5x=4y
    5(45-y)=4y
    225-5y=4y
    225=5y+4y
    225=9y=25
    45-25=20 e 25-20=5

    roberta clementino lima 9 a

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  7. Ninguém tentou o 1º Desafio?

    Att. Ilton

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    Respostas
    1. 1° desafio
      28/20=x/25 35/25=y/40
      x=700/20 y=1400/25
      x=35 y=56

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Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida... Bob Marley